CATEGORIA: Blog, Notícias
outubro 29, 2012

A questão do pronome de gênero neutro na Suécia

O ano de 2012 marcou na Suécia uma importante (e também curiosa) alteração nos pronomes do idioma local. Assim como no português, o sueco contemplava até então dois pronomes de gênero (“ele” e “ela”). Agora o país nórdico, considerado o mais equalitário no quesito de gênero no Fórum Econômico Mundial de 2010 – tem a maior proporção do mundo de mulheres no mercado de trabalho -, dá mais um passo no sentido de abolir distinções entre os sexos com a introdução de um gênero neutro.

Além do ele (han) e do ela (hon), surge o “hen”, pronome de gênero neutro. O novo recurso no idioma visa a contemplar também àqueles que não se identificam nem como mulher, nem como homem. A neutralidade em questão na Suécia abrange também os nomes próprios – há cerca de 170 nomes unissex reconhecidos naquele país. O objetivo é fazer com que esses nomes não estejam ligados ao gênero masculino ou feminino.

Ainda há uma parcela de ativistas da neutralidade de gêneros mais radical. Eles buscam que a sociedade sueca deixe pra trás os papéis tradicionais de gêneros e estereótipos, quaisquer que sejam. Levando isso ao pé da letra, há uma empresa de roupas infantis, inclusive, que deixou de expor os produtos em forma de seções “meninos” e “meninas” em seus pontos de venda.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppSkypeTelegramCompartilhar

Comments

See other new stories