CATEGORIA: Blog, Notícias
março 29, 2013

Poeta brasileiro Manoel de Barros pode ser indicado ao Prêmio Nobel de Literatura

Um dos mais aclamados poetas do Brasil na atualidade poderá ser indicado ao Prêmio Nobel de Literatura 2013. O nome de Manoel de Barros, nascido em 1916, em Cuiabá, consta em uma listagem interna da União Brasileira dos Escritores (UBE) para possivelmente ser enviado à Academia Sueca e concorrer ao Nobel. A informação é do jornalista Bosco Martins.

Manoel Wenceslau Leite de Barros, conhecido como Manoel de Barros, recebeu diversos prêmios na carreira, incluindo dois Jabutis, e figura nesta seleta lista da UBE com outros dois nomes: Ferreira Gullar (poeta nascido em São Luis, em 1930) e Nélida Piñon (escritora nascida no Rio de Janeiro, em 1937).

Sobre a obra de Manoel de Barros, o jornalista Bosco Martins afirma que “sua poesia tem tudo a ver com O Nobel, pois tem muita paz e luz em tudo o que escreveu em toda sua obra poética. Em sua obra originalíssima no universo literário mundial, a poesia está sempre recorrente, de seres amiúdes…”.

O Nobel de Literatura é um prêmio literário concedido anualmente desde 1901. A Academia Sueca é quem escolhe o escritor e o anuncia no começo do mês de outubro de cada ano. Conforme o criador da distinção, Alfred Nobel, o prêmio é atribuído a um autor de qualquer
nacionalidade que tenha produzido, através do campo literário, o “mais magnífico trabalho em uma direção ideal”. “Trabalho” significa para Nobel a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.

Fonte: Sistema de Bibliotecas UCS

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppSkypeTelegramCompartilhar

Comments

See other new stories