Alemanha facilita a obtenção da dupla cidadania no país

  • por
Imagem de fora do parlamento alemão para ilustrar conteúdo sobre a nova lei aprovada na Alemanha que facilita a dupla cidadania no país.

No início deste ano, o Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) aprovou uma lei histórica que simplifica as regras para a obtenção da cidadania e elimina as restrições à dupla cidadania. Essa mudança tem como objetivo reforçar a integração de imigrantes e atrair trabalhadores qualificados para o país.

Neste artigo, conheça as principais novidades da nova lei. Confira!

Tempo de residência

Imigrantes que vivem legalmente na Alemanha poderão solicitar a cidadania após cinco anos de residência no país, em vez do prazo anterior de oito anos.

Integração excepcional

Se os imigrantes demonstrarem integração excepcional, como proficiência no idioma, participação em atividades voluntárias ou bom desempenho escolar ou profissional, o prazo poderá ser reduzido para três anos.

Crianças nascidas na Alemanha

Filhos nascidos na Alemanha, com pelo menos um dos pais vivendo legalmente no país há cinco anos ou mais, receberão automaticamente a cidadania alemã.

Idosos e teste de idioma

Nesta questão, os imigrantes com mais de 67 anos poderão ter seus conhecimentos do idioma alemão testados apenas por uma prova oral, sem a necessidade de prova escrita.

Restrições

A cidadania alemã não será concedida a quem depende integralmente do apoio do Estado para subsistir ou a quem cometeu crimes antissemitas, racistas, xenófobos ou outros crimes difamatórios.

Portanto, essa mudança visa tornar a Alemanha mais atraente para trabalhadores qualificados de qualquer nacionalidade e fortalecer a diversidade e inclusão no país. A Traduzca é sua parceira na realização da tradução juramentada dos documentos necessários para a obtenção da sua cidadania alemã.

Solicite um orçamento gratuito agora.