Cidadania luxemburguesa pode ser solicitada sem sair do Brasil

  • por

Além de boas histórias, os imigrantes que chegaram ao Brasil no século passado deixaram para seus descendentes a possibilidade de solicitar outra cidadania. Pouco conhecida por aqui, muitos podem ter ascendência luxemburguesa, o que garante o passaporte europeu, a possibilidade de livre trânsito nos países signatários do acordo de Schengen e a dispensa de visto prévio para entrada em diversos países, como os Estados Unidos.

Luxemburgo é um pequeno país localizado entre a Bélgica, a França e a Alemanha com pouco mais de 600 mil habitantes. Apesar do tamanho diminuto, é uma das nações mais ricas da Europa e com um dos maiores PIB do mundo, além de ser membro fundador da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Quando os primeiros imigrantes luxemburgueses chegaram ao Brasil, foram confundidos com imigrantes germânicos e enviados para colônias alemãs já existentes, principalmente nos estados do sul do Brasil. Por este motivo, descendentes destes imigrantes podem solicitar a cidadania luxemburguesa.

Se você acredita ter o direito de solicitar a cidadania luxemburguesa, são seis os documentos que devem ser apresentados ao consulado de Luxemburgo. Para isso, o descendente deve buscar todas as certidões desde o antepassado luxemburguês até a geração do requerente.

Documentos para solicitar a cidadania luxemburguesa:

·         Originais das certidões de nascimento (pode ser a de batismo também);

·         Originais das certidões de casamento;

·         Originais das certidões de óbito;

·         Original da Certidão Negativa de Naturalização (documento emitido pelo governo brasileiro certificando que o antepassado luxemburguês não se naturalizou brasileiro. Para emitir o documento, clique aqui)

·         Cópia autenticada de um documento de identificação do requerente: RG ou Passaporte. A CNH não é aceita como documento de identidade.

·         Original ou cópia autenticada de um comprovante de endereço do requerente. Quando o requerente não tem comprovante de endereço em seu nome, ele deve fazer uma déclaration de résidence (em francês) e anexar o comprovante de endereço referido na declaração. Para o comprovante, é necessária a versão para o francês e legalização do mesmo. Caso a solicitação de cidadania também seja feita para um menor de idade, deve ser redigida uma déclaration de habite. Esta declaração deve ser assinada por ambos os pais e suas firmas devem ser reconhecidas em cartório.

Tradução juramentada para o francês

Quando solicitar a cidadania luxemburguesa, garanta que todos os documentos estejam acompanhados de versão juramentada para o francês e que a firma do tradutor seja reconhecida em cartório. A Traduzca dispõe de tradutores nativos em francês e oferece este serviço com o melhor prazo de entrega do mercado. Para saber mais sobre este serviço, clique aqui.