Cientista brasileira Angela Villela Olinto recebe mesmo título de Einstein e Darwin

  • por

Uma brasileira foi escolhida para fazer parte de uma lista exclusiva, que conta com personalidades como Albert Einstein, Martin Luther King, Winston Churchill, Nelson Mandela, Charles Darwin e outros nomes consagrados. A cientista Angela Villela Olinto é física de astropartículas e professora da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e agora é membro da Academia Americana de Artes e Ciências.

Fundada em 1780, a Academia Americana de Artes e Ciências homenageia cientistas de diversos campos da atividade para ressaltar novas ideias, abordar questões de importância mundial e trabalhar em conjunto. 

Formada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Angela Olinto é doutora em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e é considerada líder no novo campo da “física das astropartículas”, partículas que compõem ou interagem com a matéria, como núcleos atômicos e neutrinos, que provêm de fontes astrofísicas distantes do sistema solar.

Mesmo não sendo tão reconhecida no Brasil, Angela é um dos nomes mais respeitados em seu campo de estudo. Em parceria com a Nasa, Olinto é responsável pela pesquisa do projeto EUSO-SPB (ou Observatório Espacial do Extremo Universo em Balão de Superpressão, na tradução livre para o português), um balão de alta pressão que viaja numa altitude de 33 quilômetros.

Se tudo ocorrer conforme previsto, o projeto EUSO-SPB tem previsão de voo para 2023 e terá como objetivo detectar raios cósmicos de ultra alta energia no espaço, fora da Terra.

Desde que começou a pesquisar sobre o assunto, Angela Olinto tem contribuído com teorias e experimentos sobre astropartículas, como pesquisas sobre o estudo da estrutura das estrelas de nêutrons, teoria inflacionária, origem e evolução dos campos magnéticos cósmicos, natureza da matéria escura e origem das partículas cósmicas de maior energia, como raios cósmicos, raios gama e neutrinos.