Para obter cidadania italiana, o requerente deve possuir ascendência italiana. Ou seja, pais, avós, bisavós, trisavós, tetravós e assim sucessivamente. Afinal, esse é um direito de Juris Sanguinis segundo as leis da Itália.
Hoje o nosso foco é apresentar os procedimentos existentes para que você possa fazer a sua solicitação. Consulados italianos no Brasil e até mesmo via judicial são duas opções possíveis. Além disso, será necessário realizar a tradução juramentada de documentos. Nesse sentido, explicaremos por quais motivos a Traduzca é a melhor escolha.
Boa leitura!
Conheça os processos para obter cidadania italiana
Há duas vias para entrar com o pedido de cidadania italiana. Abaixo, detalhamos cada uma delas.
- Via administrativa
O requerimento da cidadania italiana é feito sem representação jurídica. Em outras palavras, o requerente pode solicitar por meio de consulados italianos no Brasil ou, se preferir, por meio da comune.
Na primeira opção, não há necessidade de deslocamento até a Itália. Desse modo, o requerente se desloca ao consulado italiano de sua preferência para começar o processo. Contudo, é uma via que pode levar anos até a conquista da cidadania.
A comune exige que o requerente resida legalmente na Itália. Portanto, é a melhor escolha para quem precisa de agilidade, pois a obtenção da cidadania ocorre em cerca de 6 meses. Além disso, o indivíduo deve morar no país durante todo o processo. Com isso, pode abrir o pedido de cidadania direto na sede administrativa da comune (equivale ao município).
- Via judicial
Requer a solicitação da cidadania perante um juiz. O processo pode ser feito com o requerente direto do Brasil. Apesar de necessitar da assessoria jurídica, ele é significativamente mais rápido que o processo administrativo. Também permite que se dê entrada para mais de um requerente do grupo familiar.
Leia mais:
Quais documentos são obrigatórios?
Você precisará levar os seguintes documentos ao solicitar a sua cidadania italiana:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito de todos os familiares dos quais o requerente descende e do antepassado italiano.
Importante: todos esses documentos devem receber tradução juramentada e apostilamento devidamente registrado.
Preciso comprovar domínio do idioma para obter cidadania italiana?
Não há qualquer prova de idioma para descendentes que desejam cidadania italiana, como é o caso nos Estados Unidos e em Portugal. Outra questão relevante é observar a grafia do sobrenome porque muitos descendentes têm a grafia “aportuguesada”.
Por isso, precisa-se alterar toda a documentação dos ascendentes, além do próprio requerente. O objetivo é deixar a documentação com a grafia “italiana” do sobrenome do antepassado.
Como garantir a aprovação e legalidade dos documentos?
Garantir a aprovação e legalidade dos documentos para a cidadania italiana envolve atender rigorosamente às exigências legais. Sendo assim, inclui a correta tradução dos documentos para o idioma italiano e a certificação de sua autenticidade.
A Traduzca possui vasta experiência em tradução juramentada. Dessa forma, asseguramos que todas as traduções sejam realizadas por tradutores certificados e reconhecidos pelas autoridades italianas. Isso significa que seus documentos estarão em conformidade com os requisitos oficiais. Ou seja, eliminamos os riscos de rejeição por falhas linguísticas ou técnicas.
Além disso, oferecemos o serviço de Apostilamento de Haia, essencial para validar os documentos em nível internacional. O apostilamento atesta a autenticidade das certidões e demais documentos, tanto no Brasil quanto na Itália.
Em outras palavras, simplifica o processo burocrático e legal. Essa etapa é fundamental para que os documentos sejam aceitos sem a necessidade de legalizações adicionais, o que otimiza o trâmite para a cidadania.
Com a Traduzca, você conta com uma equipe especializada que entende as exigências dos consulados e órgãos italianos. Conduzimos todo o processo com precisão, segurança jurídica e tranquilidade para os solicitantes. Desse modo, você apresenta os documentos de forma completa, legal e correta, aumentando significativamente as chances de aprovação no pedido de cidadania italiana.