Conheça detalhes sobre a Apostila da Haia, que certifica a validade da tradução de documentos

  • por

Se você está planejando morar ou investir em outro país, certamente se deparou com a necessidade de realizar o apostilamento de seus documentos. Também conhecido como Apostila da Haia, o apostilamento é o processo que certifica que seus documentos são verdadeiros e são válidos em todos os países signatários da Convenção da Haia, acordo do qual o Brasil faz parte desde 2015. Hoje explicamos o que é a Apostila da Haia e quais são as facilidades.

Facilidades
Como falamos anteriormente, o apostilamento garante a autenticidade da assinatura no documento, de acordo com o padrão estabelecido pela Convenção da Haia. Recorrente para viajantes internacionais e investidores, a Traduzca oferece este serviço. Para fazer um orçamento online, clique aqui. O objetivo do apostilamento é simplificar e agilizar a legalização em todos os 115 países signatários da Convenção da Haia, possibilitando o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.

Acordo da Haia no Brasil
Segundo as regras da Convenção da Haia, cada país é responsável por designar uma autoridade responsável pelo funcionamento e aplicação da apostila. No Brasil, a autoridade estabelecida é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que certifica o selo colocado no verso do documento. Assim, o documento se torna válido em todos os países signatários da Convenção da Haia. Todas as informações sobre o órgão responsável estão no site oficial da entidade, com versão disponível em português.

Conheça a Haia
Localizada a oeste dos Países Baixos, a Haia é considerada o centro mundial da justiça. É nesta cidade que está sediado o escritório permanente da Secretaria Multinacional, que tem como idiomas principais o francês e o inglês. Além disso, a cidade é sede de vários organismos internacionais e não governamentais, como o Tribunal Internacional de Justiça e a Corte Penal Internacional, fazendo com que a cidade seja conhecida como “a capital jurídica do mundo”.