Descendentes têm até o fim de 2018 para requerer a cidadania de Luxemburgo

Você sabe a origem do seu sobrenome? Se a resposta for não, recomendamos dar uma pesquisada na sua árvore genealógica. Descendentes de luxemburgueses, então, devem correr contra o tempo. O governo de Luxemburgo prorrogou até dezembro de 2018 o prazo para apresentação dos documentos de requerimento da cidadania do país. Para isso, alguns passos devem ser seguidos. Hoje explicamos o que você, descendente de luxemburguês, deve fazer para conseguir a cidadania europeia.

Luxemburgo é um dos países fundadores da União Europeia. Único Grão-Ducado do mundo, tem pouco mais de 600 mil habitantes e é uma das nações mais ricas do continente. Com grande influência francesa e germânica, Luxemburgo adotou três idiomas oficiais: o francês, o alemão e o luxemburguês. Para solicitar a cidadania, você pode fazer uma tradução juramentada para o francês ou tradução juramentada para o alemão de todos os documentos necessários.

O Consulado de Luxemburgo no Brasil informou que a lei da cidadania não será renovada, e todos os documentos para a primeira fase do processo devem ser enviados até dezembro deste ano. A segunda fase do processo tem prazo de finalização até dezembro de 2020.

O passo mais importante para solicitar a cidadania luxemburguesa é a tradução juramentada de todos os documentos brasileiros, inclusive o comprovante de endereço, com a firma do tradutor juramentado reconhecida em cartório. O consulado luxemburguês informa que não é necessário o apostilamento dos documentos.

Para ter acesso aos documentos de imigrantes luxemburgueses, os solicitantes devem entrar em contato com o Arquivo Nacional de Luxemburgo pelo e-mail nationalite@mj.public.lu. O idioma para contato pode ser alemão, francês ou inglês, e todas as informações sobre o imigrante devem ser enviadas, como nome, data de nascimento, local de nascimento e filiação. Quanto mais informações disponíveis, mais fácil é a identificação.

Importante lembrar que o processo de obtenção da cidadania luxemburguesa só pode ser iniciado por pessoas maiores de 18 anos, e só é possível por descendência sanguínea. Menores de idade devem realizar o processo junto com pai ou mãe. Os cônjuges, entretanto, não têm direito à cidadania.