Evento que trouxe Steve Wozniak a Porto Alegre contou com tradução simultânea da Traduzca

  • por

O Centro de Eventos da PUCRS foi palco de muito aprendizado com dois ícones do mundo corporativo moderno no dia 6 de julho. Com o tema Gestão, Empreendedorismo e Marketing, o evento trouxe Steve Wozniak, Cofundador da Apple, e Neil Patel, considerado um dos gurus do marketing digital no mundo. A Traduzca foi a responsável por realizar a tradução simultânea das palestras das atrações internacionais, do inglês para o português e do português para o inglês.

O primeiro a falar foi Neil Patel, que relatou ao público alguns de seus cases, como ele transformou mães blogueiras que obtinham mil acessos por mês em um case de sucesso absoluto com mais de 100 mil acessos e de como foi possível monetizar esses canais de conteúdo. Com muita simpatia, ele também deu dicas valiosas para ter sucesso nos negócios na internet através da venda, promoção e criação de conteúdo online.

Em seguida foi a vez de Wozniak que, ao lado de Steve Jobs, foi pioneiro na criação de computadores pessoais. Com apenas 11 anos de idade, ele desenvolveu uma estação de radioamador, mas este foi apenas o começo de sua notória trajetória. Além de ser um dos responsáveis pela fundação da Apple, Woz é engenheiro eletricista, programador, empreendedor e, certamente, um visionário.

Para as mais de 2 mil pessoas presentes na palestra, o cofundador da Apple contou que o sonho de desenvolver computadores para uso pessoal veio antes da criação da “maçã mordida”. Ele relatou que pediu ao seu pai para fazer um computador de mesa para as pessoas terem em casa, porém a resposta que obteve não o agradou: o valor da produção desta máquina seria equivalente ao da casa onde moravam. A partir de então, a vontade de desenvolver um computador acessível ao público tornou-se seu objetivo de vida.

Wozniak disse também que sua maior preocupação atual não é com a tecnologia, mas sim com o homem e seu individualismo moderno. De acordo com ele, é importante encontrar soluções para problemas interpessoais rotineiros. Em um dos momentos mais inusitados da palestra, Wozniak insinuou que tinha um Iphone 8 no bolso. A plateia veio abaixo, mas ele logo tranquilizou: “No bolso agora é o Iphone 7 mesmo, mas tenho celulares de outras marcas para ver o que as pessoas estão criando”.

Além da tradução simultânea no evento e sua infraestrutura para atender cerca de 2,3 mil espectadores, a Traduzca também disponibilizou um intérprete que acompanhou Steve Wozniak durante sua estada em Porto Alegre.