Marque na agenda. Daqui a um ano começa um dos maiores eventos esportivos do planeta. A 22ª edição da Copa do Mundo de futebol já nasce histórica. Será o primeiro Mundial no Oriente Médio. O Catar, país do continente asiático próximo ao Golfo Pérsico, receberá 32 seleções e milhares de turistas a partir de 21 de novembro de 2022. Se você está pensando em embarcar nessa aventura, fique ligado aqui neste post para saber mais sobre o Catar e conferir dicas para os futuros viajantes.
O Catar conquistou sua independência do Reino Unido em 1971. É considerado um dos países mais ricos do mundo graças à exploração de petróleo e gás natural. Tem mais de 2,7 milhões de habitantes, cerca de 75% deles estrangeiros, representados especialmente por indianos. O idioma oficial do país é o árabe. A capital é Doha, conhecida pelas construções monumentais e arranha-céus futuristas. Uma cidade construída sobre o deserto e que proporciona ao turista paisagens incríveis, principalmente para quem for ao Catar não apenas para ver futebol.
Aos mais fanáticos, uma boa notícia. A extensão territorial do país é de apenas 11.437 km², metade do tamanho de Sergipe, o menor estado brasileiro. De acordo com os organizadores do evento, o tempo de deslocamento de um estádio a outro não passa de uma hora, o que proporciona aos apaixonados por futebol a possibilidade de assistir ao maior número de partidas possível. Haverá 12 estádios espalhados pelas sete cidades escolhidas como sedes da competição. O Catar promete realizar um dos Mundiais com as arenas mais luxuosas da história.
Mas nem tudo é só festa. Vale destacar que o Catar tem restrições severas em relação a bebidas alcóolicas, não podendo ser consumidas em ambientes abertos sem autorização. Os organizadores da Copa tentam montar áreas específicas e liberar bares de hotéis para que haja maior flexibilização nesse sentido. Também é importante ter cuidado com algumas diferenças culturais marcantes. No Catar, por exemplo, manifestações públicas de carinho, como beijar ou abraçar nas ruas, não são bem-vindas.
O Catar é um país de clima predominantemente quente. No verão, período tradicional da Copa do Mundo, a temperatura pode chegar aos 50°C. Por isso, a Copa de 2022 será excepcionalmente no fim do ano, quando as temperaturas podem variar entre 10°C e 20°C.
Estamos falando de uma Copa em um país distante e rico. E o quanto isso pode pesar no seu bolso? Há opções de voos direitos de São Paulo a Doha. A viagem dura cerca de 14 horas e pode custar de R$ 4 mil a R$ 14 mil por trecho, a depender da data da compra e da classe escolhida para o voo. O Ministério do Turismo anunciou que, a partir de fevereiro de 2022, os brasileiros contarão com mais um voo direto, partindo do Rio de Janeiro. O fuso horário é de seis horas em relação ao horário de Brasília.
E quando chegar lá? É preciso apresentar visto? Há um acordo de isenção mútua de visto em vigor desde outubro de 2019. Basta, portanto, levar uma documentação de viagem simplificada, como carteira de identidade e passaporte válidos. Em relação à Covid-19, o acesso também está facilitado. O turista precisa apresentar o certificado de vacinação, sem a necessidade de realizar um teste prévio nem passar por quarentena.
Como emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19
O documento pode ser obtido acessando o site do Governo Federal ou o aplicativo ConecteSUS. É preciso informar dados pessoais e completar os campos obrigatórios até chegar ao botão de “emissão de certificado”. Ao completar o processo, se tudo estiver certo, em poucos minutos será emitido o Certificado Nacional de Vacinação, cuja validade é de 12 meses. Para fazer a tradução juramentada do certificado, solicite um orçamento à a Traduzca clicando aqui.
Como são esperados muitos brasileiros para a Copa, a Embaixada do Catar no Brasil tem um site com mais informações para os interessados. Você pode acessar este site clicando aqui.
Agora, só depende de você para fazer como a Seleção Brasileira e garantir seu lugar na Copa!