Intercâmbio internacional ainda vale a pena, mesmo durante a pandemia

  • por

Graças à vacinação contra a Covid-19, alguns países já estão caminhando em direção à normalidade, ou algo próximo a isso. Cada país organizou seu próprio protocolo de conduta em relação ao novo coronavírus e, mais precisamente, sobre quem entra ou sai de seus territórios. Por isso, muitas pessoas têm buscado informações sobre intercâmbio e viagens internacionais.

Para quem deseja fazer um intercâmbio nos próximos meses, a dica é acompanhar o noticiário. Devido ao alto número de casos de Covid-19 no Brasil, a entrada de brasileiros em alguns países foi proibida ou só é permitida mediante ações de controle da doença, como a realização de quarentena prévia em outro país, por exemplo.

Até a publicação deste texto, apenas sete países têm restrições leves ou nenhuma à entrada de brasileiros: México, Afeganistão, República Centro Africana, Albânia, Costa Rica, Nauru e Tonga. Outros têm restrições à entrada de turistas vindos do Brasil, desde a proibição até a quarentena obrigatória e comprovação de que o viajante não carrega o vírus.

Mesmo com restrições, planejar um intercâmbio vale a pena. Aprender – ou aprimorar – um novo idioma é sempre um dos objetivos do intercambista. Além disso, o impacto positivo no currículo e, futuramente na carreira profissional, compensam o esforço. O que antes era um sonho distante hoje é uma possibilidade real de investir no crescimento profissional e pessoal.

O primeiro passo para fazer um intercâmbio é entender quais são os seus objetivos e descobrir quais os destinos que atendam às suas expectativas. Com essas informações em mãos, é o momento de buscar os exames de proficiência, editais de bolsa, preparação e tradução juramentada dos documentos para a candidatura e para o seu visto.

Devido à pandemia, agências de intercâmbio criaram facilidades e incentivos para os interessados, como remarcação de passagens, cursos preparatórios e parcerias com instituições de ensino estrangeiras, inclusive com possibilidade de bolsas de estudo. Além disso, a possibilidade de trabalhar a distância faz com que profissionais possam atuar em empresas de qualquer lugar do mundo.

Se você está decidido a investir em um intercâmbio neste momento, você deve planejar com cuidado e escolher empresas e instituições confiáveis. Dificuldades durante o seu período em outro país podem acontecer; no longo prazo, porém, sua experiência internacional será recompensadora, seja pelas oportunidades que o mercado de trabalho possibilitará ou na vida pessoal.