Luxemburgo busca descendentes para requerer cidadania do país

Luxemburgo tem pouco mais de 600 mil habitantes, e é conhecido pelos belos castelos, igrejas e pontes, muitas destas construções erguidas durante a Idade Média.
Luxemburgo tem pouco mais de 600 mil habitantes, e é conhecido pelos belos castelos, igrejas e pontes, muitas destas construções erguidas durante a Idade Média.

Você conhece a sua árvore genealógica? Se não, é bom ir atrás de uma informação importante. Isso porque o governo de Luxemburgo, pequeno país europeu situado entre a Bélgica, a França e a Alemanha, está procurando brasileiros que tenham ascendência luxemburguesa, para requerer cidadania do país. O prazo encerra em dezembro deste ano, e alguns documentos são necessários.

Luxemburgo tem pouco mais de 600 mil habitantes, é uma das nações mais ricas da Europa e um dos maiores PIB do mundo, além de fundador da União Europeia e da Organização das Nações Unidas. O país é conhecido pelos belos castelos, igrejas e pontes, muitas destas construções erguidas durante a Idade Média. A nação tem muita influência germânica e francesa, tanto que o alemão e o francês são dois dos três idiomas oficiais.

“O programa de busca de ascendentes foi aprovado pelo próprio governo do país e tem o objetivo de cadastrar luxemburgueses no mundo e, com isso, mapear os descendentes”, segundo o cônsul-geral de Luxemburgo em São Paulo, Jan Eichbaum, em entrevista ao portal ANSA Brasil. Ele completa afirmando que “Os benefícios são iguais aos dos cidadãos da União Europeia. Poder trabalhar em qualquer país do bloco, pleitear bolsas de estudos e se adaptar às leis luxemburguesa e europeia”.

Sem a descendência luxemburguesa, o único meio de garantir a cidadania é morar por oito anos no país, realizar uma prova oral e escrita em luxemburguês e não ter antecedentes criminais.

Para facilitar o processo de identificação de descendentes, o governo de Luxemburgo levantou alguns dos sobrenomes mais comuns das famílias conhecidas no Brasil, como Entringer, Drechsler, May, Schroeder, Webber e Brommerschenkel. Para saber quais os documentos necessários para conseguir a cidadania do país, acesse o site do Consulado de Luxemburgo.