O que é e para que serve a Apostila de Haia?

  • por

Se você está planejando estudar no exterior e precisa traduzir documentos, provavelmente já se deparou com a Apostila de Haia. Mas o que é isso? Sempre que alguém solicitar cidadania estrangeira ou der entrada em um país estudar ou trabalhar, precisará reconhecer internacionalmente o documento original do Brasil. É justamente aí que entra esse famoso certificado. Vem que a gente explica tudo!

[foto-reprodução]

A Apostila, ou apostilamento de Haia é o atestado que certifica a autenticidade da assinatura no documento nos termos da Convenção de Haia. Trata-se de um sistema concebido para agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 115 países signatários. 

Em outras palavras, ele permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. Ou seja, é fundamental para viajantes que planejam viver um período fora. A certificação de Haia é colocada no verso do documento em forma de selo e serve pra qualquer documento brasileiro que você tenha precise utilizar para fins de cidadania ou para residir, trabalhar ou estudar no exterior. 

Muitos cartórios providenciam esse serviço na hora, com um acréscimo no custo da certidão – variável de estado para estado. Porém, a Traduzca recomenda sempre a antecipação do serviço para finalizar os documentos com tempo extra e viajar com tranquilidade. 

E para os brasileiros?

No Brasil, a autoridade responsável pelo funcionamento da apostila é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que certifica o selo. A Traduzca oferece este serviço e você pode fazer um orçamento online clicando aqui. Já para conhecer todos os países que assinam o acordo, clique aqui

A Convenção de Haia, relativa à legalização de documentos, foi assinada em 5 de outubro de 1961 nessa cidade, onde fica localizada a sede do governo dos Países Baixos (embora a capital seja Amsterdã). O Brasil é signatário do acordo desde 2015.