O que mudou e permaneceu na obtenção da cidadania italiana em 2025

  • por
Foto da bandeira da Itália para ilustrar conteúdo sobre as novas regras da cidadania italiana em 2025.

A partir de 01 de janeiro deste ano, a Itália implementou novas regras para a obtenção da cidadania italiana para os ítalo-descendentes, impactando diretamente os brasileiros que querem obter a dupla cidadania e ter a sua vida na Europa. Essas mudanças fazem parte da Lei Orçamentária da Itália para este ano, aprovada pelo Senado italiano.

Neste artigo, você vai conferir quais são as principais mudanças feitas para você estar atento quando for obter a sua cidadania italiana em 2025. 

Aumento das taxas

A principal mudança é o aumento significativo das taxas para o processo de obtenção da cidadania. Desta forma, o custo administrativo passará de 300 euros para 600 euros por pessoa. Em outras palavras, para uma família de cinco pessoas, o custo total será de 3.000 euros, em vez dos 300 euros anteriores. Além disso, os processos judiciais também serão afetados, com a taxa passando de 555 euros para 600 euros por requerente.

Cobrança por pessoa

Outra mudança importante é que a taxa passará a ser cobrada por pessoa, e não mais por processo. Anteriormente, uma família que protocolasse um pedido único de cidadania pagava uma taxa fixa, independentemente do número de membros. Agora, cada membro da família terá que pagar a taxa individualmente.

Certidões históricas

A nova legislação também define valores para a emissão de certidões históricas. Isto é, documentos baseados em registros com mais de 100 anos terão preços proporcionais à idade do registro, com um limite máximo de 300 euros por documento.

Impacto na comunidade ítalo-brasileira

Essas mudanças coincidem com as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, impactando diretamente os descendentes interessados no reconhecimento da cidadania.

O que não muda

Apesar das novas regras, o direito à cidadania continua garantido, sem limite de gerações. Além disso, não há exigência de certificação linguística, e a transcrição de documentos continua isenta de cobrança.

Portanto, as novas regras para a obtenção da cidadania italiana representam um desafio adicional para os descendentes de italianos que buscam reconhecer sua herança cultural e histórica. No entanto, com a orientação adequada e a preparação necessária, é possível superar esses obstáculos e alcançar o sonho de se tornar cidadão italiano.

A Traduzca é sua parceira na tradução dos documentos necessários para a obtenção da sua cidadania italiana em 2025. Conte com a expertise e a agilidade dos nossos tradutores nativos para você ficar mais perto do seu sonho na Europa. 

Entre em contato hoje mesmo