Conheça os passos para obtenção de cidadania italiana no Brasil

O primeiro passo é garantir que você tenha direito a solicitar a cidadania italiana, buscando registros que comprovem que pelo menos um de seus ascendentes seja italiano.

O primeiro passo é garantir que você tenha direito a solicitar a cidadania italiana, buscando registros que comprovem que pelo menos um de seus ascendentes seja italiano.

Muitos brasileiros descendentes de imigrantes italianos buscam, todos os anos, a obtenção da cidadania do país europeu. Nosso país é um dos que mais recebeu italianos na história. Recentemente, falamos aqui sobre quem pode solicitar a cidadania italiana no Brasil e as solicitações de serviços são recorrentes aqui na Traduzca. Por isso, hoje apresentamos quais os passos devem ser seguidos para a dupla nacionalidade.

O primeiro passo é garantir que você tenha direito a requerer a cidadania do país. Buscar registros que comprovem que pelo menos um de seus ascendentes seja italiano é a parte mais importante deste processo. Monte a árvore genealógica de sua família e busque documentos do parente italiano, como o estratto dell’atto di nascita (o registro de nascimento italiano), estratto dell’atto di matrimonio (certidão de casamento original, expedida pelo Comune), certidão de óbito e a Certidão Negativa de Naturalização, documento emitido pelo Ministério da Justiça do Brasil, com todas as variações de grafia de nome e sobrenome do ascendente italiano.

Após fazer o requerimento junto ao Consulado Italiano, aguarde a convocação, o que leva mais ou menos três anos. Quando for chamado, não esqueça de apresentar os documentos com tradução juramentada. Saiba mais sobre este serviço clicando aqui. O consulado responderá aprovando, solicitando correção de documento ou reprovando a sua solicitação de cidadania italiana.

Quando o processo for concluído e a sua solicitação for aprovada, você pode solicitar o seu passaporte italiano, processo realizado diretamente no Consulado.​