Site ajuda a descobrir tribunal competente para processo de cidadania italiana

  • por

Após a mudança na lei do Código de Processo Civil da Itália, um site surge como apoio a quem precisa descobrir qual é o tribunal competente para julgar a ação de reconhecimento de cidadania italiana. O destino do processo é definido com base no município de nascimento do antepassado.

No site AvvocatoAndreani.it, você precisa citar o nome da cidade (comune) em que seu antepassado italiano nasceu e fazer a busca (cerca). Depois, procure por “Corte d’Appello di“. Será neste tribunal que sua ação será julgada.

Desde junho deste ano, o Tribunal de Roma não é mais o único a julgar pedidos de cidadania por via judicial. O pedido de reconhecimento passou a ser realizado também no tribunal da capital da região em que o antepassado italiano do requerente nasceu.

Solicite a tradução juramentada para o italiano

Além da via judicial que, como vimos, se trata de uma ação na justiça italiana, existe a opção administrativa para obtenção da cidadania. Você pode optar por ir até a Itália (administrativa presencial) ou contar com o apoio de um consulado (administrativa consular).

Independentemente do modelo, será necessário providenciar, primeiramente, os documentos que comprovem sua descendência italiana: certidão de nascimento italiana do antepassado emigrado no Brasil, certidões brasileiras de nascimento de toda a linha de descendência, certidões de casamento de toda a linha de descendência, certidões de óbito e a Certidão Negativa de Naturalização do seu antepassado italiano.

Todos os documentos emitidos em outro idioma que não o italiano devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, que tem fé pública, para assegurar a veracidade do conteúdo da tradução. A Traduzca possui tradutores juramentados em italiano para atender à sua demanda. Para saber mais sobre este serviço, clique aqui.